JOGOS DE INVENTAR, CANTAR E DANÇAR

 

Bando de Brincantes
apresenta

JOGOS DE INVENTAR, CANTAR E DANÇAR

Espetáculo – Livro – CD

PRÊMIO AÇORIANOS DE MÚSICA
MELHOR DISCO INFANTIL de 2010

Troféu Especial no Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil 2012

O lançamento da 2ªdição do livro/CD foi em 2013

Livro/CD esgotado - Previsão de lançamento da 3ª edição ainda em 2016

Leia comentários do público clicando AQUI.

Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é dedicado à primeira infância e utiliza elementos do teatro (convencional e de bonecos), da música e da literatura, criando um ambiente envolvente e delicado. As sonoridades trabalham com timbres e ritmos diversos, desde sintetizadores até instrumentos vocalizados, piano, violão, caixinhas de fósforo, copos e muito mais. O espetáculo é conduzido pela narrativa de dois bonecos (o Nino e a Nina) que convidam o público para viajar pelo mundo da imaginação, repleto de música, cores, bonecos e poesia.A nova temporada inicia-se neste final de semana, dia 09 de junho, no Teatro Renascença, em Porto Alegre, e prossegue até o dia 1º de julho, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

Os poemas e canções são um convite para uma brincadeira com diversos elementos que fazem parte das descobertas das crianças sobre o corpo, os animais, a natureza, meios de locomoção e diferentes instrumentos musicais. As alusões são completamente lúdicas, enfocando a expressividade artística a partir de possibilidades de ressignificação e associação.

Um bom exemplo é a história de quando a lula e a aranha resolveram conhecer um mundo novo: a lula, saindo do mar, e a aranha, da terra. Elas se encontram no meio do caminho e partem para uma bela aventura, na qual cada uma conhece o ambiente da outra: o mar e a terra, com suas plantas e animais. Há também as aventuras do carrinho, da bicicleta enferrujada, do coral do galinheiro e da banda do burro mais inteligente do mundo.

Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é fruto de um intenso trabalho de Viviane Juguero, voltado para a criação arte com crianças de zero a seis anos. As canções foram compostas e experimentadas em atividades lúdicas com centenas de crianças em escolas de Educação Infantil, no período compreendido entre 2003 e início de 2007. Atualmente, esse é o foco da atual pesquisa de mestrado da autora, no PPGAC/DAD/UFRGS.

O trabalho tem feito muitas apresentações em diversas cidades brasileiras, desde sua estreia em outubro de 2010. O livro e o CD estão presentes em centenas de lares e fazem parte da biblioteca de inúmeras escolas em nosso Estado. Apesar do sucesso das cinco apresentações realizadas em Porto Alegre em 2010, na semana da criança e na Feira do Livro, devido às viagens do Bando de Brincantes em 2011, essa é a primeira temporada do espetáculo em Porto Alegre.

Veja vídeos do espetáculo no link http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11266

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO:
Poemas e canções: Viviane Juguero Direção de Cena: Jessé Oliveira Direção musical e arranjos: Everton Rodrigues Brincantes em cena: Viviane Juguero – voz e atuação; Anderson Gonçalves e Carmen Lima – manipulação de bonecos e atuação; Everton Rodrigues – teclados, computador e vocais; Toneco da Costa – violão e vocais; Marcelo Rocha – percussão; Beth Mann – vocais; Renato Müller – acordeón. Sonorização: Kina Áudio Service Iluminação: Miguel Tamarajó – Jacka Figurinos: Valquíria Cardoso Concepção e confecção de bonecos e objetos: Anderson Gonçalves e Carmen Lima

FICHA TÉCNICA GERAL
Coordenação geral do Bando de Brincantes: Viviane Juguero Ilustrações: Monika Papescu Design Gráfico do livro: Clô Barcellos Editora: Libretos Arte Gráfica publicitária: Propaganda Futebol Clube (Coordenação: Marcos Eizerik) Configuração técnica do site: Marcelo Spalding e Tatiana Perez – M.S. Mídia Produção de áudios promocionais: Telmo Martins (Estaçao Voz) Produção de VTs: Bactéria Filmes Responsável pela produção executiva: Éder Rosa Realização: BANDO DE BRINCANTES

Realização: Bando de Brincantes, Coordenação de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre e Editora Libretos

Apoio: Rádio Estação Voz, Bactéria Filmes, TVE e FM Cultura

Os brincantes agradecem às milhares de pessoas do público que sempre recebem o Bando com muito carinho e alegria!

site produzido por metamorfose - agência digital