Jogos de inventar, cantar e dançar

Lançamento da 3ª edição do livro/CD

JOGOS DE INVENTAR CANTAR E DANÇAR

Edição especial - Olimpíadas

JOGOS DE INVENTAR - EDIÇÃO 3  2016

No ano de 2016, o Bando de Brincantes tem a alegria de lançar a 3ª edição do livro/CD "Jogos de inventar, cantar e dançar".

Para a realidade dos artistas brasileiros, esse lançamento é uma grande vitória, fruto de muita dedicação, estudo, alegria, foco no trabalho e, principalmente, muito amor à arte para crianças.

Assim, ao se sentir CAMPEÃO no ano das Olimpíadas no Brasil, o Bando lança essa edição especial, com a faixa bônus "Olimpíadas Brincantes".

O Bando de Brincantes subiu ao pódium várias vezes para receber o Prêmio de Campeão, com "Jogos de inventar, cantar e dançar", como nas seguintes ocasiões:

Prêmio Açorianos de Música: Melhor Disco Infantil de 2010

Troféu Vasco Prado na Jornada Nacional de Literatura, em 2011

 Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil 2012

Prêmio FSA de audiovisual, em 2016, para a criação de uma minissérie para as redes públicas de televisão 

O livro / CD Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é um livro/jogo no qual a música, a literatura e a arte visual trabalham de forma muito engajada, despertando as mais distintas percepções. Os poemas e ilustrações convidam as crianças a terem uma posição ativa na composição dos sentidos, em suas múltiplas possibilidades. A cada página, poemas e ilustrações convidam a criança  para fazer uma viagem musical por uma faixa do CD, em uma grande brincadeira.

O vocabulário utilizado nos poemas busca não subestimar a capacidade de compreensão das crianças e instigar a curiosidade. A escolha de palavras ocorreu de forma que as qualidades sonoras destacassem a musicalidade da fala na fluência narrativa. A combinação de ideias busca chamar a atenção dos pais e professores, visto que é por meio deles que os pequenos têm acesso à leitura. A proposta do livro/CD parte da convicção de que os trabalhos de arte não são momentos descartáveis, mas que essa vivência incita a muitas outras atividades. Assim, não há a preocupação de que os poemas sejam racionalmente compreendidos em um primeiro contato, mas sim, que a cada vez que sejam retomados, tragam novas percepções, abrindo a possibilidade de que os pequenos façam suas próprias leituras. No CD, as sonoridades trabalham com timbres e ritmos diversos, desde sintetizadores até instrumentos vocalizados, piano, violão, caixinhas de fósforo, copos e muito mais.

Jogos de Inventar, Cantar e Dançar é fruto de um intenso trabalho artístico-pedagógico que Viviane Juguero realizou, com crianças de zero a seis anos. As canções foram compostas e experimentadas em atividades lúdicas com centenas de crianças em escolas de Educação Infantil, no período compreendido entre 2003 e 2007.  

A obra é um convite para uma brincadeira com diversos elementos que fazem parte das descobertas das crianças sobre o corpo, os animais, a natureza, meios de locomoção e diferentes instrumentos musicais. As alusões são completamente lúdicas, enfocando a expressividade artística a partir de possibilidades de ressignificação e associação.

Jogos de Inventar, Cantar e Dançar tem sido apresentado em diversas cidades brasileiras, desde sua estreia em outubro de 2010. O livro e o CD estão presentes em centenas de lares e fazem parte da biblioteca de inúmeras escolas, estando presente em várias cidades do Brasil e do exterior. Em 2013 foi lançada a 2ª edição do material que está disponível para ser adotados por escolas. Os professores interessados podem requisitar por e-mail sugestões de atividades a serem realizadas com as crianças.

Em 2016, além do lançamento da 3ª edição do livro/CD, será realizada uma minissérie de animação para as televisões públicas brasileiras, por meio do Fundo Setorial de Audiovisual, em uma parceria do Bando de Brincantes com a Bactéria Filmes.

"Jogos de inventar, cantar e dançar", foi analisado na dissertação de mestrado de Viviane Juguero, na qual são apresentados, além da reflexão teórico-pedagógica, fotos e comentários do público e dos brincantes. O download pode ser feito AQUI

O texto também foi publicado pelo CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude. Para acessar, clique AQUI.

FICHA TÉCNICA DO LIVRO/CD:

Poemas, canções, concepção geral e coordenação pedagógica: Viviane Juguero 

Direção musical e arranjos: Everton Rodrigues 

Ilustrações: Monika Papescu 

Design Gráfico do livro: Clô Barcellos 

Editora: Libretos 

Músicos que gravaram o CD: Viviane Juguero, Everton Rodrigues, Toneco da Costa, Jorge Vieira, Beth Mann, Renato Müller e Eder Rosa.

Assessoria de imprensa: Simone Lersch

Assessoria gráfica: Miriam Gress

Parceria Cultural: SINDEC/RS

Promoção: Propaganda Futebol Clube

Realização: Bando de Brincantes e Editora Libretos

Ouça uma breve amostragem das músicas AQUI

Adquira o livro/CD AQUI.  

site produzido por metamorfose - agência digital