Histórias nas Escolas

O universo lúdico está diretamente associado ao desenvolvimento da personalidade e da sociabilidade infantis, como demonstram os estudos da Prof. Doutora Viviane Rosa Juguero, idealizadora e coordenadora do projeto, além de ser autora das histórias.

Com base na estrutura multissignificativa e pluriperceptiva das brincadeiras, o projeto Histórias nas Escolas fundamenta-se em narrativas que instigam a curiosidade e a experimentação, por meio da musicalidade elementar, da ampla expressão da corporeidade e da utilização de distintos elementos visuais. As histórias propõem formas de emocionar e refletir que promovem o respeito à diversidade, a empatia e a atitude colaborariva, ao enraizarem-se em pedagogias afetivas que dialogam com a lógica lúdica infantil.

Todas as atividades possuem entre 30 e 40 minutos de duração e contam com a presença de dois artistas-brincantes. A escola recebe, gratuitamente, um exemplar do livro.

Para elucidar quaisquer questões ou pedir orçamento, entre em contato AQUI.

Fundamentação pedagógica (artigos, entrevistas e ensaios): AQUI

Escolha uma das opções abaixo: 

Atividades vinculadas ao livro/CD "Jogos de inventar, cantar e dançar":

*Todas as atividades deste tópico são participativas e envolvem música, dança e teatro, com a utilização de bonecos e muita expressão corporal e vocal.

A LULA E A ARANHA - Nesta história, uma lula e uma aranha resolvem conhecer um mundo novo. Elas se encontram no meio do caminho e combinam de apresentar os seres do mar e da terra uma à outra. A história aborda a questão da diversidade, da empatia e da Educação Ambiental por meio do afeto à natureza. 

VIAGEM AVENTURESCA - Nesta atividade, as crianças entram no mundo da imaginação e experimentam distintas aventuras que abordam diferentes sentidos e percepções. Por meio de poemas, música e dança, viajam em um navio imaginário e em uma bicicleta enferrujada. A brincadeira engloba diferentes animais, sonoridades e formas de expressão corporal. 

A BANDA DO BURRO E O CORAL DO GALINHEIRO - Por meio da história do burro-maestro e do coral que engloba pato, galinha, peru, pintinho e passarinho, as crianças experimentam diferentes timbres sonoros e instrumentos musicais, brincando com diferentes seres da natureza e percebendo as distintas habilidades e possibilidades de integração e cooperação. 

UNIVERSO BEBÊ - Nesta atividade, são abordadas canções singelas que proporcionam distintas experimentações corporais e vocais, com base em sonoridades extraverbais e movimentações muito presentes nas experimentações sonoras dos bebês.

Informações sobre o livro e CD AQUI. 

Atividade vinculada ao livro "Canto de Cravo e Rosa":

Essa atividade conta a história de amor do Cravo e da Rosa, com base em inúmeras cantigas de roda de nosso folclore popular. São utilizadas máscaras, figurinos e instrumentos musicais. Ao final, as crianças são convidadas para cantar, fazendo uma ciranda junto a uma enorme saia de chita. 

Informações sobre o enredo e o livro AQUI

Atividade vinculada ao livro bilingue "O Macaco Bacana":

Nesta atividade, é contada a história do Macaco José que, para atravessar o rio e pegar bananas que estão na outra margem, tenta imitar outros animais. Sem sucesso, ele descobre que pode aprender com a diversidade de habilidades dos demais animais, mas que precisa valorizar e acreditar em quem realmente é. Neste momento, consegue atingir seu objetivo. A apresentação conta com diferentes instrumentos musicais e acrobacias. Ao final da contação de histórias, as crianças são convidadas a experimentar alguns movimentos acrobáticos sob a orientação do brincante-acrobata Éder Rosa Juguero. 

Informações sobre o livro AQUI

HISTÓRIAS IMPROVISADAS

Neste encontro, as crianças são convidadas a darem sugestões e os brincantes criam a história com base nelas, de forma divertida e interativa.

MEU CADERNO

Conta a história de uma criança que acaba de receber seu primeiro caderno e descobrir as múltiplas possibilidades de relação com esse novo amigo. O trabalho conta com música, objetos cênicos e jogos de expressividade corporal. 

Para elucidar quaisquer questões ou pedir orçamento, entre em contato AQUI.

Veja também: Curso para profissionais da Arte e da Educação: Escrevendo Teatro para Crianças

site produzido por metamorfose - agência digital