Éder Rosa

Currículo como oficineiro:

Éder Rosa construiu seu trabalho acrobático em atividades teatrais no Bando de Brincantes (2007 a 2017), em espetáculos e oficinas que ministrou no Circo Girassol (2009 a 2011), além de sua experiência no Grupo Caixa Preta (2005 a 2016). O ator-acrobata desenvolveu suas técnicas em estudos de artes marciais e defesa pessoal com os professores Ernesto Natividade e Anderson Rosa, em treinamentos acrobáticos com o diretor teatral Jessé Oliveira e em estudos com acrobatas como Débora Rodrigues, Vachagan Ter Meliksetyan (Vatik), Lucas Gusmão e com o Grupo La Mínima, entre outros.

Dentre os locais que Éder Rosa ministrou oficinas estão a Casa de Cultura Mário Quintana e a Usina do Gasômetro, além de atividades do Bando de Brincantes realizadas em diversas cidades da região sul, viabilizadas pela Secretaria de Estado da Cultura e SESC, além de cidades da Região Norte, em realizações do Ministério da Cultura. O ator também realizou workshops como convidado na disciplina  "Pedagogia do Teatro", ministrada por Viviane Juguero no Curso de Pós-Graduação em Pedagogia da Arte da FACOS e na disciplina Laboratório Experimental de Teatro IV, ministrada pela Professora Adriana Jorgge na Faculdade de Teatro da UFRGS. Éder também desenvolveu oficina de acrobacias em curso de Formação de Educadores do SESC e junto à disciplina "Arte e Sustentabilidade na Educação Ambiental com Crianças", ministrada pela professora Viviane Juguero, em curso de Formação de Professores, realizado pelo Ministério da Educação e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Brevíssimo currículo artístico:

Éder Rosaé artista do Bando de Brincantes, onde trabalha como ator, acrobata, oficineiro, na criação de materiais cenográficos e na produção executiva. No Bando, atuou nos espetáculos Canto de Cravo e Rosa, Jogos de Inventar, Cantar e Dançar e Quaquarela, pelo qual recebeu, em 2013, o Prêmio Tibicuera de Melhor Ator. Por cinco anos, atuou em escolas de samba de Charqueadas. Participou da equipe de criação de vozes dos personagens da minissérie de animação audiovisual Jogos de Inventar, de autoria de Viviane Juguero e produção da Bactéria Filmes. Atuou em diversos espetáculos do Grupo Caixa Preta e do Circo Girassol, onde também foi educador circense.

site produzido por metamorfose - agência digital