LACATUMBA - Teatro para crianças

LACATUMBA é o mais novo livro de teatro para crianças de Viviane Juguero, artista que possui reconhecimento nacional e internacional em relação ao seu trabalho de arte dedicado à infância. A obra foi publicada pela Editora da Universidade PUCRS que reconhece a importância de ampliar publicações de dramaturgia e de propiciar maior conhecimento sobre o gênero nas escolas. 

Segundo o escritor Jorge Rein, que assina o prefácio, a dramaturgia dedicada ao público infantil contempla, no mínimo, três níveis de aproveitamento: a montagem da obra em um esquema teatral tradicional, a representação integral ou parcial do texto pelas próprias crianças, e a seleção de trechos para aprofundamento de conteúdos trabalhados em aula. Lacatumba tem condições de funcionar muito bem nessas três instâncias. Em cada um desses papéis possíveis, o texto é instigante, estimula a imaginação de quem dele se aproxima, atiça a reflexão e a curiosidade. Além de tudo isso, algumas cenas podem ser exploradas como base para a prática de exercícios e jogos que propiciem o domínio do corpo e da motricidade. A dança de um casal cujos corpos se repelem mutuamente em função da maldição de uma bruxa malvada, por exemplo, pode transformar-se em um desafio físico bem interessante. (Leia todo o prefácio no link http://bandodebrincantes.com.br/?pg=11238).

Em entrevista ao Centro Brasileiro de Teatro para a infância e Juventude (também publicada em inglês pela International Association of Theatre for Children and Young People), Viviane Juguero afirma que "a temática central de Lacatumba é, novamente, a diversidade humana, contemplando a diversidade de percepções em distintos contextos socioculturais. Cito, como exemplo as cenas em que os habitantes do povoado Lacatumba estranham hábitos do ser andrógino alienígena e, ao mesmo tempo, aproveitam de sua ingenuidade ao inventar costumes culturais para justificar algumas de suas atitudes. A unidade de Lacatumba surge da mesma matéria-prima de meus outros trabalhos anteriores para crianças: o universo infantil e a cultura popular. O título, inclusive, é uma referência à brincadeira popular “Tumbalacatumba”, presente na cena que apresenta o clímax da peça. Lacatumba traz um misto de seres fantásticos do imaginário popular presentes no Brasil e em diversos países do mundo: lobisomem, bruxa, múmias, alienígenas, bicho-papão, zumbis, etc. Em Lacatumba tenho a intenção de, por meio de uma linguagem divertida e envolvente, legitimar a cultura popular da contemporaneidade, dialogando com elementos tradicionais." 

Vale ressaltar que a autora possui muitos artigos publicados, o que possibilita às professoras e professores acesso à material pedagógico para apoiar e fundamentar suas atividades em sala de aula. As entrevistas em português e inglês e diversos artigos estão disponíveis no link http://bandodebrincantes.com.br/?pg=11232

Além disso, as escolas que adotarem o livro poderão entrar em contato diretamente com a autora que ficará feliz em responder às dúvidas e curiosidades de crianças e profissionais pelo e-mail brincar@bandodebrincantes.com.br

Caso a escola realize alguma encenação da peça em Porto Alegre ou cidades próximas, a autora poderá comparecer para um bate-papo ao final da apresentação, conforme disponibilidade de agenda.

Vamos viajar no universo fantástico de LACATUMBA!!!

*O livro LACATUMBA foi lançado junto a outros treze títulos de autoras do coletivo AsDramaturgA, sob a coordenação editorial de Antônio Hohlfeldt. 

site produzido por metamorfose - agência digital